Cursos de Pós-graduação


CE265: Processamento Paralelo

Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação
Professor: Jairo Panetta3
Início: 08/2016
Fim: 12/2016

O curso cobre aspectos teóricos, pesquisas atuais e formas de programação paralela utilizando OpenMP, MPI e CUDA. Contém 12 exercícios práticos, que paralelizam programas sequenciais para a arquitetura desejada na linguagem ministrada. O curso utiliza o Santos Dumont para realizar todos os exercícios, preparando os alunos para utilizar o Santos Dumont em suas pesquisas. O Santos Dumont é particularmente atrativo por possuir nós SMP sem aceleradores, nós acelerados por GPGPU e nós acelerados por Xeon Phi, fornecendo em uma única máquina todas as arquiteturas utilizadas nos exercícios, todas as linguagens de programação paralela ministradas e diversas ferramentas de avaliação de desempenho. O curso prepara os alunos para realizar pesquisas em Processamento Paralelo e também para utilizar Processamento Paralelo em pesquisas nos diversos ramos da Engenharia. Ao longo dos anos a audiência contempla alunos das Engenharias Mecânica, Aeronáutica, Eletrônica e da Ciência da Computação. Trata-se de forma relevante de preparar os alunos do ITA para utilizarem adequadamente a máquina.


CAP-387: Tópicos Especiais em Computação Aplicada Construção de Aplicações para Sistemas Massivamente Paralelos

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada
Professor: Celso Luiz Mendes; Stephan Stephany
Início: 09/2016
Fim: 12/2016

http://www.lac.inpe.br/~celso/cap387-2016
O principal objetivo deste curso é familiarizar os alunos no processo de projeto e construção de aplicações científicas para execução em sistemas massivamente paralelos, incluindo análise de desempenho das aplicações, causas de fraco desempenho e pouca escalabilidade com o aumento do número de processadores, e impactos do algoritmo e do paradigma de programação paralela escolhidos sobre o desempenho observado das aplicações. O curso cobre sistemas com processadores multi-core e many-core, programação paralela em ambientes de memória compartilhada e distribuída, redes de interconexão de alta velocidade, Entrada/Saída paralela, e técnicas básicas de programação com tolerância a falhas.

Eventos


Escola SDumont

A escola tem como objetivo prover minicursos sobre modelos de programação e ferramentas de perfilagem para o desenvolvimento de algoritmos paralelos otimizados para pesquisadores de todas as "Áreas". A escola apresenta conceitos, ferramentas, linguagens e técnicas de programação paralela para que o usuário venha à utilizar os recursos computacionais do SDumont e recursos de Computação de Alto Desempenho em geral de forma mais eficiente e consequentemente, obter menor tempo de execução nas suas aplicações.

Materiais sobre Computação de Alto Desempenho podem ser encontrados aqui

Escola de Inverno Supercomputador SDumont 2018


Scaling to Petascale Institute

Estão abertas as inscrições para o evento Scaling to Petascale Institute 2017, que irá ocorrer entre 26 e 30 de junho de 2017, oferecendo diversos minicursos sobre desenvolvimento de software para ambientes de computação "Petaflops" tais como o SDumont.

Os participantes poderão assistir os minicursos em um dos "Host Sites" que irão oferecer assistência técnica ou via YOUTUBE. O LNCC será um host site. Tópicos a serem cobertos pela agenda:

  • MPI - Introduction and Advanced topics
  • OpenMP
  • Scaling, code profiling, and debugging
  • GPU programming
  • OpenACC
  • Phi programming
  • Software libraries
  • Parallel I/O
  • HDF5
  • Globus
  • Software engineering

Mais informações no site: https://bluewaters.ncsa.illinois.edu/petascale-summer-institute