O SDumont tem um papel ativo diante da necessidade de pesquisas relacionadas ao novo coronavírus. Para dar maior rapidez a entrada de pesquisas sobre o COVID-19, uma chamada fast-track foi aberta de forma que em poucos dias projetos aprovados nesta chamada já conseguem acesso aos recursos do supercomputador. Essa rapidez na liberação é possível não só pela agilidade na análise dos projetos dessa fast-track pelo comitê gestor, mas pelo envolvimento da equipe de helpdesk do SDumont no LNCC na disponibilização do ambiente.
Projetos que já estavam em andamento no SDumont antes desse período também estão direcionados neste momento para estudos sobre COVID-19. É o caso, por exemplo, do projeto intitulado “DockThort-VS: Web Server para Triagem Virtual de Fármacos em Larga Escala” (dockvs). O projeto dockvs, pertencente ao Grupo de Modelagem Molecular em Sistemas Biológicos do LNCC, realiza experimentos de triagem virtual de fármacos em larga escala, com a finalidade de criar estratégias de uso de fármacos já existentes para o tratamento da COVID-19, e compostos sintetizados por grupos de pesquisa em síntese orgânica colaboradores contra alvos terapêuticos potenciais. Além disso o projeto dockvs disponibilizará gratuitamente parte do resultado de seus estudos para outros pesquisadores através do portal DockThor.
A parceria LNCC-Petrobrás para expansão do SDumont também contempla o uso da parte da máquina utilizada pela Petrobrás para o projeto FOLDING@HOME (F@H). O projeto F@H usa a plataforma BOINC para distribuir simulações de enovelamento de proteínas para computadores de voluntários em todo o mundo, e atualmente tem se dedicado com alta prioridade a pesquisas relacionadas ao COVID-19.
Até o momento os seguintes projetos foram aprovados no fast-track para o COVID-19 e já estão em andamento: