Eventos

Scaling to Petascale Institute 2019


Estão abertas as inscrições para o evento Scaling to Petascale Institute 2019, que irá ocorrer entre 19 e 23 de agosto de 2019, oferecendo cursos sobre desenvolvimento de software para ambientes de computação "Petaflops" tais como o SDumont.

Os participantes poderão assistir os cursos em um dos "Host Sites" que irão oferecer assistência técnica ou via YOUTUBE. Mais informações no site: https://bluewaters.ncsa.illinois.edu/petascale-computing-2019

Escola SDumont


A escola tem como objetivo prover minicursos sobre modelos de programação e ferramentas de perfilagem para o desenvolvimento de algoritmos paralelos otimizados para pesquisadores de todas as "Áreas". A escola apresenta conceitos, ferramentas, linguagens e técnicas de programação paralela para que o usuário venha à utilizar os recursos computacionais do SDumont e recursos de Computação de Alto Desempenho em geral de forma mais eficiente e consequentemente, obter menor tempo de execução nas suas aplicações. Materiais sobre Computação de Alto Desempenho podem ser encontrados aqui

Escola de Inverno Supercomputador SDumont 2018

Cursos de Pós-graduação

Curso GB-100: Programação Paralela

Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional - Laboratório Nacional de Computação Científica

Professores: Carla Osthoff, Roberto Souto, Luiz Manoel Gadelha
Início: 09/2019
Fim: 11/2019

Objetivos:
Apresentação de arquiteturas computacionais paralelas; obtenção de perfil de desempenho computacional de um código; apresentação de conceitos básicos de processamento paralelo; escolha de estratégia de paralelismo; portar um código serial para código paralelo utilizando diferentes estratégias de paralelismo; metodologia de avaliação de desempenho computacional de um código.

Metodologia:
apresentação detalhada, com exemplos, de modelos de programação paralela abrangendo arquiteturas computacionais distribuídas, multi-core, many-core, pgas e paralelismo em workflows. Exercícios práticos para cada modelo de programação estudado, incluindo o uso do sdumont e de plataformas de programação paralela que implementam os algoritmos ensinados.

Ementa:
Programação sequencial e programação paralela; métricas de desempenho paralelo: speed-up, eficiência, lei de amdhal, escalabilidade; máquinas paralelas de memória distribuída: biblioteca de passagem de mensagens mpi, máquinas paralelas de memória compartilhada: arquiteturas de processadores paralelos multi-core e many-core, hierarquia de memória, conceito de threads, biblioteca openmp, programação em gpu e perfiladores; estudos de caso com aplicações em diversas áreas de computação científica, pgas e paralelismo em workflows.

CAP-387: Tópicos Especiais em Computação Aplicada Construção de Aplicações para Sistemas Massivamente Paralelos

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Professores: Celso Luiz Mendes; Stephan Stephany
Início: 09/2016
Fim: 12/2016
Detalhes: http://www.lac.inpe.br/~celso/cap387-2016

Descrição:
O principal objetivo deste curso é familiarizar os alunos no processo de projeto e construção de aplicações científicas para execução em sistemas massivamente paralelos, incluindo análise de desempenho das aplicações, causas de fraco desempenho e pouca escalabilidade com o aumento do número de processadores, e impactos do algoritmo e do paradigma de programação paralela escolhidos sobre o desempenho observado das aplicações. O curso cobre sistemas com processadores multi-core e many-core, programação paralela em ambientes de memória compartilhada e distribuída, redes de interconexão de alta velocidade, Entrada/Saída paralela, e técnicas básicas de programação com tolerância a falhas.

CE265: Processamento Paralelo

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação - Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Professor: Jairo Panetta
Início: 08/2016
Fim: 12/2016

Descrição:
O curso cobre aspectos teóricos, pesquisas atuais e formas de programação paralela utilizando OpenMP, MPI e CUDA. Contém 12 exercícios práticos, que paralelizam programas sequenciais para a arquitetura desejada na linguagem ministrada. O curso utiliza o Santos Dumont para realizar todos os exercícios, preparando os alunos para utilizar o Santos Dumont em suas pesquisas. O Santos Dumont é particularmente atrativo por possuir nós SMP sem aceleradores, nós acelerados por GPGPU e nós acelerados por Xeon Phi, fornecendo em uma única máquina todas as arquiteturas utilizadas nos exercícios, todas as linguagens de programação paralela ministradas e diversas ferramentas de avaliação de desempenho. O curso prepara os alunos para realizar pesquisas em Processamento Paralelo e também para utilizar Processamento Paralelo em pesquisas nos diversos ramos da Engenharia. Ao longo dos anos a audiência contempla alunos das Engenharias Mecânica, Aeronáutica, Eletrônica e da Ciência da Computação. Trata-se de forma relevante de preparar os alunos do ITA para utilizarem adequadamente a máquina.